12 Dicas para deixar seu escritório organizado

#12 Desapegar do desnecessário

O primeiro passo para limpar o seu escritório está em jogar fora tudo aquilo que não é mais útil. Com certeza, ao analisar com cuidado, serão inúmeros os itens que você perceberá que em nada te auxiliam. Mais do que isso, pensará por várias vezes sobre o porquê de ter guardado algo assim.

lixeira na rua

Ao cumprir tal tarefa, você poderá perceber que boa parte dos objetos que estavam em sua mesa não eram funcionais. Assim, acabavam ocupando o espaço de outros itens, os quais poderia ser muito mais eficazes em suas tarefas diárias.

#11 Reduzir as impressões

Faça o teste e pare por alguns segundos em frente à sua mesa e observe o que tanto está disposto sobre ela. Muito provavelmente, ao se atentar a cada um dos objetos, perceberá que boa parte deles são papéis. Documentos, planilhas, gráficos, apresentações, blocos de notas e até pequenos adesivos com nada de útil escrito.

impressora home office

Ao reduzir as impressões, fica mais simples deixar o escritório organizado, visto que são menos itens em seu campo de visão. Mais do que isso, você apoia o meio-ambiente e investe na sustentabilidade de sua atuação.

#10 Distribuir a mobília corretamente

Pouca gente sabe disso, mas o seu mobiliário corporativo pode ser o grande culpado por sua confusão. Se dispostos da maneira errada, eles podem mais atrapalhar do que ajudar, e você nem percebe isso. Dessa forma, uma boa análise da distribuição dos móveis é um passo bastante importante.

escritório organizado

De preferência, busque tornar o ambiente como um todo mais funcional, com mais espaço de passagem. Essa simples ação tornará seu cotidiano mais eficaz e fará com que você gaste menos tempo ao buscar o que quer.

#09 Investir na limpeza

De nada adianta ter um escritório organizado, se mesmo sem bagunça ele se mantém sujo. Assim, a limpeza é uma parte importante desse processo, em especial para tornar o espaço mais saudável para toda a equipe. É válido, também, analisar bem a paleta de cores escolhida, já que ela interfere diretamente em sua percepção do pó.

produtos de limpeza

Algumas cores podem deixar a sujeira e a bagunça mais evidentes, causando certo desconforto aos presentes. Neste cenário, a limpeza deverá ser mais constante, evitando que isso venha a atrapalhar o funcionamento da empresa.

#08 Aproveitar as paredes

Um erro comumente cometido em organizações dos mais diversos portes e áreas de atuação é não aproveitar bem o cômodo. Principalmente em áreas mais compactas, se faz necessário criatividade para acomodar todo o necessário. E, neste momento, por que não recorrer às paredes para guardar algumas coisas?

escritório organizado

Prateleiras, nichos e até mesmo armários podem ser muito úteis neste tópico, agregando espaço de armazenamento. Certifique-se, porém, de colocar somente o peso permitido para não sobrecarregar o item.

#07 Livrar espaço na mesa

Como é de se imaginar, o ponto mais importante de um escritório organizado é a mesa do colaborador. Este é o local que ele mais utilizará ao longo do dia, além de ser a base de seu trabalho. Assim, o grande destaque desse processo deve estar nessa superfície, a qual trará a maioria dos benefícios da estratégia.

mesa vazia

A ideia aqui é deixar a menor quantidade possível de itens na mesa, evitando que estes venham a te atrapalhar ou distrair. Aqui, o estilo minimalista deve reinar, investindo no “menos é mais” para facilitar a execução de suas tarefas.

#06 Esconder os cabos

Ao chegar ao escritório, é fácil imaginar quais são suas primeiras atividades. Provavelmente, você começa dando bom-dia aos seus colegas e pegando um cafezinho para iniciar bem a manhã. Em seguida, se dirige à sua mesa e começa a se preparar para o trabalho. Neste momento, saem da bolsa o carregador, cabo USB e tantos outros.

cabos de celular

Somados aos fios do computador, do telefone e outros mais, surge um caos que há pouco tempo não estava lá. Para resolver a situação, é legal investir em organizadores de cabos, que podem ser encontrados facilmente e auxiliam muito.

#05 Redobrar a atenção à papelaria

A segunda dica dessa lista diz respeito à utilização de papel, mais especificamente das impressões. Ainda assim, todos sabem que é quase impossível eliminar por completo este item do cotidiano corporativo. Dessa forma, é bom ter um plano para seu descarte, evitando que a bagunça comece novamente.

escritório organizado

Se não tiverem nenhuma informação importante ou sigilosa e apresentarem uma parte utilizável, coloque-os na pilha de rascunhos. Caso não seja possível, busque uma fragmentadora para se desfazer do material e, em seguida, entregue-o para a reciclagem.

#04 Comprar acessórios para organização

Um escritório organizado não precisa, necessariamente, de um grande investimento para se tornar realidade. Mas, obviamente, se for possível dispender algum dinheiro, ele é sempre bem-vindo. E, se essa for sua realidade, invista-o em acessórios que te auxiliem a otimizar o espaço.

acessórios de organização

Felizmente, é bastante simples encontrar os itens, principalmente em lojas de casa e decoração. Assim, busque por caixas organizadoras e outros acessórios que podem de maneira simples facilitar sua vida rapidamente.

#03 Guardar tudo em espaços fechados

Uma forma muito utilizada de se livrar da bagunça é colocar tudo dentro de uma caixa e guardá-la no armário. Isso, porém, não é organizar, mas sim esconder. A lógica, entretanto, não está errada, já que a atividade auxilia bastante a manter o escritório organizado. Mas, para isso, é preciso seguir todas as outras dicas dessa lista.

caixas organizadoras

Assim, é mais do que recomendado colocar seus objetos em armários, gavetas ou qualquer outro recipiente fechado. Além de evitar a poeira, você elimina a poluição visual do ambiente e o torna mais eficaz.

#02 Aposte na tecnologia

Não adianta, para tudo que você pensar atualmente há uma solução tecnológica para te auxiliar. No caso da organização de seu espaço de trabalho não é diferente, já que diversos gadgets e softwares podem ser bastante úteis. Eles não vão te ajudar na limpeza, mas farão com que ela deixe de voltar.

escritório organizado

Para isso, busque por programas que te possibilitem fazer todo pela internet, sem a necessidade de nada físico. Com a mesma ideia, alguns acessórios eletrônicos podem facilitar e muito a organização do ambiente.

#01 Organizar diariamente o escritório

Para finalizar essa listagem, fica por último a dica que provavelmente é a mais óbvia de todas. Aqui, a ideia é manter o escritório organizado diariamente, de modo a te poupar de mais trabalho no futuro. São alguns minutos por dia que com certeza não te farão falta ao final da semana.

escritório organizado

É possível, inclusive, criar uma metodologia para a atividade, de modo a torná-la parte de seu cotidiano. Uma sugestão, por exemplo, é realizar a ação de organizar o espaço todo dia ao fim do expediente. Assim, quando chegar na manhã seguinte, estará tudo em ordem e pronto para seu trabalho.

 

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